Caminho para a paz no Oriente Médio está bloqueado, diz Autoridade Palestina
da France Presse, no Cairo (Egito)
O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, comentou neste sábado que o fracasso da missão do enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, significa que a retomada das negociações de paz com Israel está muito distante.
"O caminho está bloqueado agora", afirmou Abbas, depois de um encontro com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, no Cairo.
Mitchell, que viajou para Israel com o objetivo de negociar uma solução para os assentamentos judaicos na Cisjordânia, deixou o país nesta sexta-feira (18) sem resultados concretos, após ter passado o dia em contato com Abbas e com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.
Ele havia se reunido com ambos no início da semana.
Para Abbas, cabe agora a Israel limpar o caminho para as negociações de paz. Além disso, indicou que Mitchell deve retornar à região na próxima semana para retomar as negociações, depois da Assembleia Geral da ONU.
"[Mitchell] não tem mais o que fazer em relação aos lados ocidental ou palestino, porque estamos cumprindo com nossos deveres. O foco deve estar no lado israelense", afirmou.
O enviado americano tentava negociar um compromisso acerca da delicada questão dos assentamentos, para então organizar uma reunião tripartite entre Netanyahu, Abbas e o presidente americano, Barack Obama, à margem da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.
As negociações de paz estão paralisadas desde dezembro de 2008.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u626311.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário